top of page

Paripe - Do Viveiro de Peixes ao Mocambo | BAIRROS#1

  • Foto do escritor: D IDEIA #aoseuredor
    D IDEIA #aoseuredor
  • 6 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de jul. de 2019

Tubarão, Tororó, Nova Canaã, Gameleira e Muribeca. Estrada da cocisa, Escola de Menor, Bate Coração, Vila Naval da Barragem e São Tomé de... Paripe! Todos esse lugares fazem parte do território ou limites deste bairro que é o 5º mais populoso da cidade de Salvador, com mais de 55 mil habitantes, sendo 84,5% pretas e pretos!


Conversa com os moradores apresentado pelo Canal Futura


Em Paripe, do tupi, viveiro ou armadilha de peixes, está localizada a última estação do Subúrbio Ferroviário, chamada em 1860, na sua inauguração, de Olaria. Que aliás, pode ser acessada via o próprio trem, como também pela Estrada da Base Naval de Aratu, pela Estrada do CIA ou pela Avenida Suburbana, vulgo Avenida Afrânio Peixoto.


Praia de Paripe apresentada na Revista National Geographic Brasil (Roberto Linsker)
Praia de Paripe apresentada na Revista National Geographic Brasil (by Roberto Linsker)

Inicialmente fazenda e posteriormente povoado independente, abrigando a Igreja do Ó, uma das primeiras paróquias do Brasil, foi anexada judicialmente a Salvador; e até 1970 era local de veraneio, claro, devido ao seu lindo litoral. Com o novo transporte ferroviário e instalação de indústrias, tivemos o inicio da sua elevada taxa de ocupação.


Um pouco do bairro apresentado pela TV Suburbana no Youtube.


Com sua economia girando em torno do comércio, a grande referência é o Centro de Abastecimento de Paripe, criado para reunir os vendedores ambulantes que trabalhavam próximo à linha do trem, a cerca de 24 anos atrás. Apresenta múltiplos segmentos, servindo a população uma variedade de produtos e serviços.


Ganha destaque também na região a Rádio Comunitária Maré, 87,9 FM. Fruto da Associação Comunitária Amigos de São Tomé de Paripe que se tornou referência da comunidade com apoio aos eventos culturais e auxílio nas iniciativas sociais. É a primeira rádio do subúrbio.



Decerto, não temos como fazer de uma publicação um livro de história, por isso espero que reserve o tempo que sobrou dessa breve leitura para o documentário MOCAMBO AKOMABU. Gravado em São Tomé de Paripe, cujo os protagonistas são os descendentes do Quilombo do Tororó, localizado ali, e que possui mais de 400 anos. Após a abolição, passaram a viver da pesca e na resistência através de suas manifestações culturais e luta pela preservação do seu território. O conteúdo é composto de depoimentos de lideranças pautando a igualdade racial e do conflito que a comunidade vive com a Marinha do Brasil, que desde 1940, quando montou sua Base Naval na região, não reconhece a população vizinha como donas das terras.



Fontes e mais informações:


ree

Autor: Juan Cruz (@juanitocruz)


Véi, se ligue! Dê essa chegada sempre aqui no portal DIDEIA.org

E nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.


Commentaires


D IDEIA #aoseuredor
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© Copyright 2014-2023 D IDEIA #aoseuredor - Rua do Passo, 43. - Pelourinho. CEP 40301-408 - Salvador, BA. CONTATO.

bottom of page