top of page

Castelo Branco - Quem Pintou o Castelo de Branco? | BAIRROS#2

  • Foto do escritor: D IDEIA #aoseuredor
    D IDEIA #aoseuredor
  • 27 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de jul. de 2019

"Eu quero saber quem pintou o Castelo de Branco?", com essa frase de EdCity da música "Conceito" gravada pelo Fantasmão, chegamos à segunda publicação da infosérie D IDEIA - BAIRROS.


ree

A provocação da música se dá pelo fato do segundo bairro mais populoso da área administrativa Cajazeiras, com cerca de 33.510 habitantes, ter 84% deles negros. Quem pintou na verdade foram os brancos filhos da ditadura que resolveram homenagear o Marechal Castelo Branco, primeiro ditador da ditadura brasileira.



Não é novidade que Salvador das antigas, bem das antigas mesmo, por volta de 1940, era toda formada por diversas fazendas. A fazenda Jaguaripe de Cima estava localizada no "miolo" da cidade, juntamente com chácaras e as mais diversas plantações inseridas na nossa vegetação de Mata Atlântica. Com o passar do tempo, como é comum, foi sendo divida em diversos lotes. Daí começaram a surgir as primeiras casas, lá na área da fábrica da Nestlé, parte mais alta da região.


Mas a galera começou a chegar, "de verdade", para povoar ali, foi na década de 60. O centrão entupindo de gente, a cidade se desenvolvendo cada vez mais rápido, principalmente a partir das indústrias. O que pensaram? Vamos expandir a cidade em direção ao CIA - Centro Industrial de Aratu e ao Polo Petroquímico de Camaçari. Assim, a secretária estadual de desenvolvimento urbano da época, a CEDURB, criou o Conjunto Habitacional Castelo Branco, isso já em 1970, planejado para ser construído em etapas, marcando também as subdivisões do bairro.


Centro Social Urbano


Localizado na 3ª Etapa, foi fundado em 1978. Atende a comunidade local e os bairros vizinhos. Entre suas atividades estão pré-escola para as crianças, atendimento social para zelar os direitos da criança e do adolescente, assim como atividades lúdicas e excursões para os idosos. Há projetos de inclusão digital , saúde, atividade físicas em suas quadras e biblioteca própria.


ree

Encontrei relatos de antigos moradores e achei interessante trazer o clima de outros tempos sobre o bairro com misto de sentimentos, entre reconhecer suas necessidades e mesmo assim prezar pela sua identificação com o território, como podemos ver em seus comentários.




Rio Cambonas

ree

Agora a seguir, mais um relato, só que em forma de vídeo com direito a trilha sonora e visual de filme! Direto do canal do morador GelGerson MeuJovemRoots .


"Ó pra lá, véi... a imagem que tá, vei! Com essa sonzêra aí, segue a tarde..."


Gente Boa


Um grande artista radicado na área, participou em 2015 da Websérie D IDEIA - Gente Boa que traz figuras de Salvador que tem uma relação especial com a cidade. Eder Muniz e sua habilidade com as latas de spray deixou e deixa sua impressão gráfica por toda Salvador e você, com certeza, já se bateu com suas entidades em algum muro próximo ou longe da sua casa. Nessa conversa ele fala sobre como foi o desenvolvimento de seu trabalho e sua relação com CasteloCity, além de, claro, uma palhinha de sua arte.



Fontes e mais informações:

  • https://soteropolitanosdecastelobranco.wordpress.com/2007/11/01/big-bairro-branco/

  • http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=4&cod_polo=72

  • http://www.overmundo.com.br/overblog/centro-social-urbano-de-castelo-branco

  • http://www.meioambiente.ba.gov.br/arquivos/File/Publicacoes/Livros/caminhodasaguas.pdf

Autor: Juan Cruz (@juanitocruz)



Véi, se ligue! Dê essa chegada sempre aqui no portal DIDEIA.org

E nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.


Comments


D IDEIA #aoseuredor
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© Copyright 2014-2023 D IDEIA #aoseuredor - Rua do Passo, 43. - Pelourinho. CEP 40301-408 - Salvador, BA. CONTATO.

bottom of page